sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Wilma terá audiência com Lula na próxima quinta-feira


A governadora volta a tratar, na próxima quinta-feira (20) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, sobre as obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A audiência com o presidente está marcada para as 15h30, no Palácio do Planalto. Além das obras do aeroporto, Wilma também tratará da implantação de um sistema de transporte urbano leve, de um planta de refino de biodiesel e da pavimentação das BRs 110, 304 e 437 (Estrada do Cajueiro). “São obras importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que nós não podemos deixar de discuti-las junto ao governo federal”, disse a governadora.

Na semana passada, quando esteve no Rio Grande do Norte, a convite da governadora, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, visitou as obras do aeroporto e reafirmou o compromisso do governo federal que as obras continuariam sendo executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) até que seja concluído o processo de concessão pública para que á obra seja tocada pela iniciativa privada. “É sobre esse novo passo que nós conversaremos com o presidente Lula”, adiantou Wilma de Faria. Na oportunidade, o ministro foi informado que a implantação das pistas de pouso e táxi, prevista para ser concluída somente em 2009, foi antecipada para agosto do próximo ano.

A governadora disse, ainda, que vai solicitar ao presidente a inclusão no PAC da obra de implantação do metrô de superfície. “Esta é uma obra fundamental para a melhoria do sistema de transporte da Grande Natal”, justificou Wilma de Faria. Orçado em R$ 340 milhões, o projeto de modernização do trem urbano de Natal, que prevê a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), permitindo a modernização, ampliação e melhoria do transporte de massa de Natal, foi incluído entre as emendas apresentadas pela governadora à bancada federal potiguar para o Orçamento Geral da União em 2008.

Em julho, o Governo do Estado assinou convênio de cooperação técnica com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para modernizar e reestruturar o transporte de massa da região metropolitana de Natal, através de estudos, planos e projetos que viabilizem a expansão do sistema ferroviário e o desenvolvimento das áreas próximas à via férrea.

“Vou continuar nessa luta porque acredito que só com um transporte mais barato, ágil e moderno teremos condições de favorecer a região metropolitana, que detém 42% da população potiguar com cerca de 1,3 milhão de habitantes”, disse Wilma de Faria. O PAC prevê a liberação até 2010 de R$ 3 bilhões para investimentos em transportes em todo o país.

Outra reivindicação a ser levada pela governadora Wilma de Faria ao presidente Lula é a implantação pela Petrobrás de uma planta de refino de biodiesel, com capacidade para produzir 300 mil toneladas por ano. Wilma também vai solicitar a garantia de inclusão no PAC das obras de pavimentações das rodovias 110, que vai interligar os municípios de Mossoró, Upanema e Campo Grande; a duplicação do trecho de 17 quilômetros da BR-304, conhecido como Reta Tabajara, e a 437 (a chamada Estrada do Cajueiro). conforme anunciou o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, durante sua visita no final de outubro ao Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: